Este filme é uma espiral, onde o pecado reina sobre tudo e onde surgem as 7 virtudes, tais como
castidade, generosidade, temperança, diligência e paciência dando lugar à
luxúria, avareza, gula, ira, inveja e soberba.
No começo, surge uma cena em que o cozinheiro, Richard está a depenar,
ou seja, a arrancar as penas ao pato e ao longo do filme, mostra diversos patos
mortos nas mesas decoradas ou pendurados.
O filme concentra-se no restaurante francês e a vida do seu dono que
é bastante maléfico.
Houve algumas citações dele que não pude deixar de fazer referência
e que é, citando “Não se põe a casca de laranja na borda do prato” e outra “(…)um
cozinheiro inteligente faz improváveis misturas como pato e laranja(..)
chama-se uma obra de arte”.
Achei interessante estas citações porque falam sobre a laranja que é
o meu tema do trabalho e fiquei curiosa pelo hábito de não pôr a sua casca na
borda do prato e a outra citação acerca do cozinheiro intrigou-me bastante,
pois é a pura verdade, um bom cozinheiro cozinha á sua maneira e improvisa na
esperança de obter um bom resultado e o pato com laranja não é algo que surja
na mente das todas pessoas naturalmente, é diferente.
Este filme fala de personagem Georgina que é casada com o dono de restaurante
que é cruel e terrível e a Georgina apaixona-se por um completo desconhecido
que costuma ir ao restaurante do marido dela, então começa um conto do amor
lindo, estas duas personagens olham-se atenciosamente, não trocam nenhuma
palavra entre elas e ambos comem a comida ao mesmo tempo olham-se um ao outro,
que parece que estão partilhar a comida à longe.
O homem maléfico, Albert, fala muito desadequadamente sem ter noção
de quais são os assuntos adequados para falar à mesa e este filme mostra muita
conversa sobre a comida francesa.
O cozinheiro Richard admira a Georgina pois tem o palato incrível e
ele manda lhe os cumprimentos pessoais com pratos especiais.
No decorrer todo do filme, tem muita música clássica a tocar e um
das personagens, o moço que lava a loiça que é um miúdo que canta lindamente e
tem uma voz impressionante.
Neste restaurante, todas personagens vestem se estranhamente e notei
que a mudança de cor do vestuário das personagens e dos respetivos cenários
consoante a ação que lá se passava pois reparei que na cozinha, revelava muito
verde que significa, a esperança, na casa de banho que é o branco que é puro
onde começa o “affair” e sala do jantar que mostra muito o vermelho que indica
o pecado.
É um filme não muito comum que revolta, enternece, causa repulsa e
apaixona ao mesmo tempo, mas é muito bizarro.
Esse completo desconhecido por quem a Georgina se apaixonou,
chama-se Michael, acrescento um detalhe sobre a Georgina: ela fora muito mal
tratada e era abusada pelo marido Albert.
Todavia, o cozinheiro referiu um conceito fora interessante sobre os
alimentos negros que são aqueles que têm o preço mais alto e isso, porque eles
representam a Morte e as pessoas querem “comer” a Morte ou seja, sentir se
superior a ele, isto foi algo que me fez entender.
Por fim, o final horripilante chocou -me muito devido ao canibalismo,
que é muito forte. Não pude deixar de reparar, que a cena do canibalismo se
passa na sala de jantar onde a Georgina com uma arma apontada ao Albert, o
obriga a comer o Michael, que estava cozido e preparado para ser comido,
reparei que estavam recheados sobre as laranjas. No geral, neste filme,
decorrem muitas cenas de patos mortos que estavam pendurados ou deitados sob a
mesa, inclusive uma cena, em que os dois amantes aproximam-se da mesa cheia de
penas de patos na sala onde estavam pendurados os patos mortos e nus.
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