sábado, 31 de janeiro de 2015

REFORMULAÇÃO DA SINOPSE DE 3 FASE



Na Fase 3, foi-nos proposto realizar a exploração conceptual mediante a elaboração de uma maquete de espaço expositivo com o objeto pessoal, que reflita as questões sobre os conceitos da liberdade e liberdade sobretudo, criativa.

Com este texto, pretendo explicitar o conceito e o fruto que pretendo explorar na fase 3.

Liberdade é uma condição do ser humano de poder agir livremente, mediante as leis da sua natureza, da sua decisão livre dependente da sua vontade, com o tempo livre.

Liberdade é um direito de todos de agir sem impedimento e um poder de determinar em si próprio, em plena consciência, após reflexão e independentemente das forças interiores de ordem racional, ou seja, liberdade de decisão, segundo o dicionário português.
Os pássaros no mundo fazem-me lembrar a liberdade porque desengaiolar significa soltar-se e pôr em liberdade. 

As aves soltas são mais felizes do que presas em gaiolas, porque voar é sinónimo de liberdade e presas sentem que não há sentido para viver. Liberdade é o bater das asas para se ser livre, voar para onde o destino quiser e pousar onde se sentem melhor.

A liberdade criativa não tem limites, como as aves em que o céu é o limite. O voo dos pássaros são a chave da liberdade.
E nesta fase 3, também tivemos de escolher uma peça de fruta como inspiração para o nosso trabalho.
 
Kazuaki Yamauchi
 Optei pelo limão, porque surgiu-me na mente, quando penso em liberdade e fruta porquê? Porque o seu sabor é muito ácido e agri-doce ao mesmo tempo e sua cor significa luz e felicidade que são os princípios básicos da liberdade. A cor de limão, o amarelo, é uma cor inspiradora e que desperta a criatividade, o princípio da liberdade criativa, pois estimula as atividades mentais e o raciocínio.

Botanical: Poiteau & Risso Antique Fruit Prints 1818 Oranges & Lemons



Pretendo criar o objeto, que inclui a gaiola com o significado de prisão, espaço fechado mas sem o pássaro lá dentro, significa liberdade, “uma gaiola vazia é liberdade”.

A minha instalação será no jardim à entrada da faculdade, incluindo as árvores com mais de 4 metros de altura e pretendo que a altura da gaiola seja razoável ou fácil para a perspetiva do observador. A gaiola encontra-se suspensa no ponto a 4 metros, o topo da gaiola no ponto de 2 metros e a base da gaiola no ponto a 1 metro de altura.

A base da gaiola terá 50 cm de diâmetro e a sua altura será 80 cm.



Sem comentários:

Enviar um comentário