quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FOLHA DE SALA DA MINHA INSTALAÇÃO



FOLHA DE SALA

Liberdade é uma condição do ser humano de poder agir livremente, mediante as leis da sua natureza, da sua decisão livre dependente da sua vontade, com o tempo livre.

Os pássaros no mundo fazem-me lembrar a liberdade porque desengaiolar significa soltar-se e pôr em liberdade.
As aves soltas são mais felizes do que presas em gaiolas, porque voar é sinónimo de liberdade e presas sentem que não há sentido para viver. Liberdade é o bater das asas para se ser livre, voar para onde o destino quiser e pousar onde se sentem melhor.

A liberdade criativa não tem limites, como as aves em que o céu é o limite. O voo dos pássaros são a chave da liberdade.

Optei pelo limão, porque surgiu-me na mente, quando penso em liberdade e fruta porquê? Porque o seu sabor é muito ácido e agri-doce ao mesmo tempo e sua cor significa luz e felicidade que são os princípios básicos da liberdade. A cor de limão, o amarelo, é uma cor inspiradora e que desperta a criatividade, o princípio da liberdade criativa, pois estimula as atividades mentais e o raciocínio.

Pretendo criar o objeto, que inclui a gaiola com o significado de prisão, espaço fechado mas sem o pássaro lá dentro, significa liberdade, “uma gaiola vazia é liberdade”.

A minha instalação será no jardim à entrada da faculdade, porque a minha peça final é a gaiola e o mais adequado é integrar-se na natureza. As gaiolas são para os pássaros e como a minha gaiola está vazia, está integrada na natureza e quem sabe o pássaro possa estar por jardim.
No processo de elaboração da minha maquete, utilizei o K-Line para fazer o espaço expositivo com medidas levantadas e utilizei o arame para representar a árvore na qual optei por expor a minha peça e utilizei também o arame para construir a minha gaiola.

                   


No outro processo real do meu projeto da gaiola, que é a peça final, o material foi o mesmo só há diferença entre a espessura do arame e o arame que utilizei para peça final, que é grossa. Primeiro, criei a base de 50 cm de diâmetro e criei 8 arcos com 80 cm e uni-os com a base. De seguida, criei três anéis com o mesmo diâmetro da base. Depois apertei cada canto com arame para a gaiola ficar sólida.Por fim, cortei uma parte para caber a porta e anexei a estrutura da porta.



Patrícia Quitéria, nº8068 da Turma B de Design de Comunicação do 1ºano
 

Sem comentários:

Enviar um comentário