segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Aula extra: “Tudo está tudo”- Atividade integrada na oficina “back to school “ Revisão da matéria dada (3º ano)


No encontro do 1º ano com o 3º, o objetivo é transmitir “ o que aprendi e como relacionar o que aprendi” e o objetivo do 3ºano é transmitir o conhecimento e a experiência do seu primeiro ano. 

Então na aula extra com os alunos do 3ºano, passaram-me vários cartões da visita e escolhi aquela
que mais gostei, que é da aluna Manuela Abreu, com quem me encontrei.

 
Nesta conversa, mostrou que a intenção dela era criar uma conversa aberta partilhando a sua experiência, que foi muito importante e significativa e mostrar a atitude certa a ter acerca do trabalho universitário.

Falou-me do primeiro projeto, que desenvolveu no primeiro ano, tendo-me transmitido o que aprendeu e a experiência que adquiriu com este projeto. Quando nos são propostos certos desafios temos de nos esforçar para atingir os objetivos propostos, nem que para isso tenhamos que trabalhar mais, desenvolvendo capacidades, competências e conhecimentos.

Nesse primeiro ano, ela enfrentou muitas dificuldades, mas aprendeu como as ultrapassar e como olhar para o futuro e sentiu-se mais forte.

Começou a falar do primeiro projeto, referindo que fez muita pesquisa e recolheu muita informação sobre tudo aquilo que define uma cidade e o que uma cidade nos pode dar, cujo objetivo era construir um Road-book, que focasse as relações comunicativos sobre certos componentes da cidade.

Partilhou comigo a sua primeira experiência focando as principais dificuldades que teve de enfrentar como: nova linguagem num lugar novo, ou seja, lidar com novas situações. Falou, também, do trabalho da faculdade que seria semelhante a estar perdido numa cidade, ou seja, assemelha-se ao nosso percurso no trabalho.



Referiu que, temos de descobrir como tirar o máximo partido possível do nosso percurso e do nosso trabalho e quando descobrirmos a cidade nova e desconhecida é muito mais fácil encontramo-nos a nós próprios. 

O mesmo conceito se aplica ao nosso trabalho, porque as propostas nem sempre são claras e objetivas, pelo contrário, criam um certo desconforto natural, mas que nos faz evoluir. Portanto, ser aluno implica muitas vezes estar perdido, sendo necessário e importante reagir.

E claro que podemos estar desconfortáveis muitas vezes e é importante lidar com o desconfortável que faz parte de perfeccionismo, que é quando a pessoa se sente insatisfeita com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade do seu trabalho, levando à tal pessoa cercada com pormenores, prudência e rigidez excessiva prejudicando a sua pontualidade e eficiência que causa prejuízo significativo a si mesmo, começa a ser um transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo que é mau. O desconforto parte de necessidade irreal de perfeccionismo que temos logo ao princípio que é nos difícil de responder quando somos selecionados em primeiro lugar. 

 Tanto na faculdade ou fora dela, é importante que não fiquemos de braços cruzados, mas claro que vai acontecer que não tenhamos confiança ao fazer, mas não podemos deixar que a falta de confiança nos deixe parados sem fazer nada, qualquer resposta sincera ao trabalho, é sempre melhor do que nada.

Não podemos ter medo, nada mesmo, porque isso leva-nos ao bloqueio criativo, perfeccionismo que é contra-produtivo, tendência de adiar, mas nunca deixes para amanhã o que podes fazer hoje, receio do erro, não-concretização e falta de entusiasmo e interesse.

Por fim, foi muito bom de conversar com a aluna do 3º ano, Manuela Abreu porque a tal conversa me diminuiu o medo que eu tinha e me fez perceber que não sou única que está no primeiro ano com receio, pois outros também, embora nunca pareçam, mas por dentro estão e a aparência ilude imenso.
Entendi que, façamos o que fizermos, não podemos deixar que o medo nos controle, pois ele leva-nos ao prejuízo e torna-nos mais pequenos, portanto temos de enfrentar e reagir, o que para mim, isso é muito importante e enriquecedor para podermos vencer.



Sem comentários:

Enviar um comentário