quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A Psicologia das cores: a cor da laranja


Por começar, a cor da Laranja resulta da mistura da cor vermelha e da amarela e apresenta características destas duas cores, que depois de misturadas apresentam a intensidade do vermelho, abrandado pela leveza e alergia do amarelo.

 


O amarelo significa o cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, positividade, energia solar e aquecimento e com vermelho, o amarelo pode transmitir as mensagens confiantes, porque o amarelo é claro e bem visível e é, por isso, muita utilizada nos semáforo de trânsito nas estradas, chamando à atenção e criando alergia e movimento.

yellow-mcdonalds 
MC Donald´s:1962 –Jim Schindler

É claro que todos nós conhecemos o famoso McDonald´s que tem muito sucesso e sabemos que o seu logótipo consiste em arcos formando o M da cor amarela com seu slogan “I´m lovin it”. O logo utiliza paleta de cores análogas, assim como Red Bull só que a diferença é que neste logo do McDonalds, tem predominância o amarelo e o seu público-alvo são as crianças, diversão e felicidade.

 

 
O vermelho só funciona bem como estimulador de fome, e tem, como consequência o aumento da pressão sanguínea. Com esta combinação, muitos outros logos de empresas de alimentos passaram a utilizar esta paleta de cores, com sucesso quase garantido.


O vermelho significa, também, a ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, amor, paixão e a força e é uma cor muito quente e intensa, que é muito usada para demonstrar conflito de emoções, tal como: o amor e a paixão. 

Esta cor, afeta a pressão sanguínea e a fome e por isso é muita usada para provocar emoções fortes ou a vontade de comer.




red-redbull

Red Bull: 1987

Utilizou vantajosamente o vermelho, por que se trata de uma bebida energética que desperta a energia, a agressividade e a força, com o slogan muito conhecido que é “ Red Bull dá-te asas!”, com um pormenor análogo do amarelo como pano de fundo, a paleta de cores ficou completa.

 

   

Misturando estas duas cores acaba por resultar a harmonia e o equilíbrio que dá a laranja que é agradavelmente estimulante, pois a própria cor transmite calor e energia e no hinduísmo, uma das culturas, o saffron (um tom pêssego laranja) é uma cor sagrada e, nos países baixos, o laranja é curiosamente, a cor oficial das equipas desportivas holandesas.





E, por ser tão vibrante, o laranja é um excelente tom recomendado para dar maior visibilidade e chamar mais à atenção por isso, é a tonalidade dos uniformes dos trabalhadores das obras de construção ou de boias e botes salva-vidas, por exemplo.


















A tal cor é uma cor expansiva e afirmativa, sendo contudo, mais elaborada e completa do que o vermelho, uma vez que, a cor laranja reflete entusiasmo com uma vivacidade impulsiva e natural, trazendo saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva perante a vida. Os elementos do conceito desta cor são: comunicação, movimento e iniciativa.





A cor laranja representa o fogo flamejante e vívido, por isso é aquela que é usada como sinal de avisos ou de precaução e pode transmitir o significado de festa, prazer ou aurora. 





Esta cor influencia e afeta a nossa parte do cérebro, que consiste num sistema de recompensa, quer responder pelo prazer e a necessidade, quer pela repetição da experiência prazerosa, causando os efeitos que podem contribuir para a mudança, a expansão e o dinamismo.

 



Sente-se entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude quando olhamos atentamente para a laranja. Como já foi dito, é feito da junção do amarelo com o vermelho e pode representar também atributos de ambas as cores, só que o laranja é menos intenso que o vermelho, já referido, o que representa a jovialidade também usado para mostrar e transmitir o divertimento, alegria e estimular o apetite.


Por esta razão, a cor é utilizada em muitos logótipos e muitos designers a usam pois sabem que a cor é logo assimilada pelo ser humano através da visão, aquela que conduz mais rapidamente a informação até ao cérebro e quando estamos a escolher uma cor para fazermos os nossos trabalhos, devemos sempre pensar que estamos a observar e a lidar com um elemento de estímulo imediato e que essa cor escolhida provocará diversas reações em público que podem ser positivas ou negativas.

A subjetividade do artista com a sua sensibilidade e memória cromática proporciona uma total harmonia obtida pelas cores e, da mesma forma, proporciona também a interpretação do espectador da obra observada.

As cores influenciam o nosso estado psicológico de várias maneiras, estão mais ligadas à emoção e penetram mais facilmente nas mentes do que nas formas. 

orange-nickelodeon 

Nickelodeon:1984- Tom Corey, Fred/Alan Inc., Scott Nash
A laranja foi uma escolha acertada e perfeita para a Nickelodeon que tem na sua maioria uma audiência constituída por crianças. A cor laranja é divertida, pura e jovial.
A tipografia divertida e o fundo composto por pingos de tinta, só reforçam o conceito de diversão. 


Outros exemplos de logos com a cor da laranja:
 
   


“As cores desempenham um papel importante na nossa perceção visual uma vez que influencia as nossas reações sobre o mundo que nos rodeia.”

curiosidades:
Na decoração, o laranja enquadra se em escritórios, salas de estudos e de estar, pois é uma cor ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade, mas também pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite. Ele também agrada a crianças e adolescentes e é ótimo para compor os quartos.
Dizem para deixar o ambiente moderno é incluir outros elementos de cores quentes como o vermelho e o amarelo, ou então usar nuances opostas como o azul.
 



















Sem comentários:

Enviar um comentário