O amarelo significa o cuidado,
gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, positividade, energia
solar e aquecimento e com vermelho, o amarelo pode transmitir as mensagens
confiantes, porque o amarelo é claro e bem visível e é, por isso, muita utilizada nos semáforo de trânsito nas estradas, chamando à atenção e criando alergia e movimento.
MC
Donald´s:1962 –Jim Schindler
É claro que todos nós conhecemos o famoso McDonald´s
que tem muito sucesso e sabemos que o seu logótipo consiste em arcos formando o
M da cor amarela com seu slogan “I´m lovin it”. O logo utiliza paleta de cores
análogas, assim como Red Bull só que a diferença é que neste logo do McDonalds,
tem predominância o amarelo e o seu público-alvo são as crianças, diversão e
felicidade.
O vermelho só
funciona bem como estimulador de fome, e tem, como consequência o aumento da
pressão sanguínea. Com esta combinação, muitos outros logos de empresas de
alimentos passaram a utilizar esta paleta de cores, com sucesso quase
garantido.
O vermelho
significa, também, a ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia,
amor, paixão e a força e é uma cor muito quente e intensa, que é muito usada
para demonstrar conflito de emoções, tal como: o amor e a paixão.
Esta cor,
afeta a pressão sanguínea e a fome e por isso é muita usada para provocar
emoções fortes ou a vontade de comer.
Red Bull: 1987
Utilizou
vantajosamente o vermelho, por que se trata de uma bebida energética que
desperta a energia, a agressividade e a força, com o slogan muito conhecido que
é “ Red Bull dá-te asas!”, com um pormenor análogo do amarelo como pano de
fundo, a paleta de cores ficou completa.
Misturando estas duas cores acaba por resultar a harmonia e o equilíbrio que dá a laranja que é agradavelmente estimulante, pois a própria cor transmite calor e energia e no hinduísmo, uma das culturas, o saffron (um tom pêssego laranja) é uma cor sagrada e, nos países baixos, o laranja é curiosamente, a cor oficial das equipas desportivas holandesas.
E, por ser tão vibrante, o laranja é um excelente tom
recomendado para dar maior visibilidade e chamar mais à atenção por isso, é a
tonalidade dos uniformes dos trabalhadores das obras de construção ou de boias
e botes salva-vidas, por exemplo.
A tal cor é uma cor expansiva e afirmativa, sendo
contudo, mais elaborada e completa do que o vermelho, uma vez que, a cor
laranja reflete entusiasmo com uma vivacidade impulsiva e natural, trazendo
saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem,
animação, espontaneidade e atitude positiva perante a vida. Os elementos do conceito
desta cor são: comunicação, movimento e iniciativa.
A cor laranja representa o fogo flamejante e vívido,
por isso é aquela que é usada como sinal de avisos ou de precaução e pode
transmitir o significado de festa, prazer ou aurora.
Esta cor influencia e afeta a nossa parte do cérebro,
que consiste num sistema de recompensa, quer responder pelo prazer e a
necessidade, quer pela repetição da experiência prazerosa, causando os efeitos
que podem contribuir para a mudança, a expansão e o dinamismo.
Sente-se entusiasmo, diversão, alta espiritualização e
juventude quando olhamos atentamente para a laranja. Como já foi dito, é feito
da junção do amarelo com o vermelho e pode representar também atributos de
ambas as cores, só que o laranja é menos intenso que o vermelho, já referido, o
que representa a jovialidade também usado para mostrar e transmitir o
divertimento, alegria e estimular o apetite.
E, por ser tão vibrante, o laranja é um excelente tom
recomendado para dar maior visibilidade e chamar mais à atenção por isso, é a
tonalidade dos uniformes dos trabalhadores das obras de construção ou de boias
e botes salva-vidas, por exemplo.
A tal cor é uma cor expansiva e afirmativa, sendo
contudo, mais elaborada e completa do que o vermelho, uma vez que, a cor
laranja reflete entusiasmo com uma vivacidade impulsiva e natural, trazendo
saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem,
animação, espontaneidade e atitude positiva perante a vida. Os elementos do conceito
desta cor são: comunicação, movimento e iniciativa.
A cor laranja representa o fogo flamejante e vívido,
por isso é aquela que é usada como sinal de avisos ou de precaução e pode
transmitir o significado de festa, prazer ou aurora.
Esta cor influencia e afeta a nossa parte do cérebro,
que consiste num sistema de recompensa, quer responder pelo prazer e a
necessidade, quer pela repetição da experiência prazerosa, causando os efeitos
que podem contribuir para a mudança, a expansão e o dinamismo.
Sente-se entusiasmo, diversão, alta espiritualização e
juventude quando olhamos atentamente para a laranja. Como já foi dito, é feito
da junção do amarelo com o vermelho e pode representar também atributos de
ambas as cores, só que o laranja é menos intenso que o vermelho, já referido, o
que representa a jovialidade também usado para mostrar e transmitir o
divertimento, alegria e estimular o apetite.
Por esta razão, a cor é utilizada em muitos logótipos
e muitos designers a usam pois sabem que a cor é logo assimilada pelo ser
humano através da visão, aquela que conduz mais rapidamente a informação até ao
cérebro e quando estamos a escolher uma cor para fazermos os nossos trabalhos,
devemos sempre pensar que estamos a observar e a lidar com um elemento de
estímulo imediato e que essa cor escolhida provocará diversas reações em
público que podem ser positivas ou negativas.
A subjetividade do artista com a sua sensibilidade e
memória cromática proporciona uma total harmonia obtida pelas cores e, da mesma
forma, proporciona também a interpretação do espectador da obra observada.
As cores influenciam o nosso estado psicológico de
várias maneiras, estão mais ligadas à
emoção e penetram mais facilmente nas mentes do que nas formas.
Nickelodeon:1984-
Tom Corey, Fred/Alan Inc., Scott Nash
A laranja foi
uma escolha acertada e perfeita para a Nickelodeon que tem na sua maioria uma
audiência constituída por crianças. A cor laranja é divertida, pura e jovial.
A tipografia
divertida e o fundo composto por pingos de tinta, só reforçam o conceito de
diversão.
Outros
exemplos de logos com a cor da laranja:
“As cores
desempenham um papel importante na nossa perceção visual uma vez que influencia
as nossas reações sobre o mundo que nos rodeia.”
curiosidades:
Na decoração, o
laranja enquadra se em escritórios, salas de estudos e de estar, pois
é uma cor ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade, mas também
pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite.
Ele também agrada a crianças e adolescentes e é ótimo para compor os
quartos.
Dizem para
deixar o ambiente moderno é incluir outros elementos de cores quentes como
o vermelho e o amarelo, ou então usar nuances opostas como o azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário